| 13/11/2008 19h06min
O Inter embarca daqui a pouco do México de volta ao Brasil. A saída será às 23h (horário brasileiro), com chegada prevista em Porto Alegre às 17h desta sexta. Antes de começar os preparativos da longa viagem, o presidente Vitorio Piffero rebateu o vice de futebol do Grêmio, André Krieger, que classificou de virada de mesa a inclusão do campeão da Sul-Americana na Libertadores.
— Virada de mesa foi o Grêmio subir no canetaço para a Primeira Divisão, quando caiu foi rebaixado pela primeira vez. Aquilo foi virada de mesa. A se confirmar a vaga para o campeão da Sul-Americana, nada tem a ver com mudar regras durante o jogo — afirmou Piffero, referindo-se à provável desfiliação da federação peruana por parte da Fifa, o que abriria três vagas na Libertadores de 2009.
Entenda o caso:
No dia 24, a reunião do Comitê Executivo da Conmebol deve definir a questão da vaga na Libertadores via Sul-Americana. Há três caminhos para a
Libertadores:
Via punição de
clubes peruanos
> Há um litígio entre a Federação Peruana de Futebol (FPF) e a Fifa, que ameaça suspender seus clubes e seleções de competições internacionais. A definição sairá no próximo dia 21. Até lá FPF deve resolver o seguinte impasse: o governo peruano colocou na presidência da federação o ministro dos esportes. Mas a Fifa exige que o cargo fique com alguém indicado pelos clubes.
> Por isso, o Peru pode perder suas três vagas na Libertadores. Caberá à Conmebol definir os três novos classificados. Pode haver convite para o campeão da Copa Sul-Americana.
Via campeão da Sul-Americana
> Para a hipótese de incluir o campeão da Sul-Americana, a Conmebol deveria aprovar resolução entre suas federações. No próximo dia 24, o comitê executivo estará reunido em Assunção, Paraguai. Porém, durante a votação da proposta, ela pode ser rechaçada por federações não simpáticas ao poder
da CBF.
Via Recopa contra LDU
>
Caso não haja suspensão ao Peru, a Conmebol poderia abrir caminho para o vencedor da Sul-Americana por meio de repescagem contra a LDU, atual campeã da Libertadores. No Equador, a possibilidade foi classificada como "completamente absurda" pelo diretor de futebol da LDU, Esteban Paz.
— Como campeã, a Liga jogará a fase de grupos. Não se pode mudar a regra. Com um time argentino não aconteceria isso. Vamos buscar uma posição que defenda nossos interesses — afirmou Paz.
Assista aos gols da partida:
Veja a emoção de Fernando Carvalho ao ouvir o gol de Alex:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.